sábado, julho 29, 2006

O PROGRAMA PÓLIS


Foram ontem inauguradas em Portalegre as obras do Programa Polis da cidade, que ao todo custaram cerca de 17,5 milhões de euros. José Sócrates esteve presente na cerimónia e garantiu o investimento nas políticas de requalificação urbana nas cidades. O primeiro-ministro, José Sócrates, garantiu ontem que o investimento em políticas de requalificação urbana nas cidades vai continuar após a conclusão dos programas Polis, em 2008, mas admitiu alterações ao seu financiamento. (in "O Primeiro de Janeiro")

Instrumento importantíssimo para a realização de intervenções nas vertentes urbanísticas e ambiental em várias cidades por todo o país, o Pólis já entrou na fase terminal com muitos dos projectos já em fase de rescaldo.

Então e a Costa da Caparica ? Provavelmente o mais premente de todos, não há maneira de o CostaPólis avançar. De acordo com a mesma notícia, "oito anos depois de ter sido criado, apenas 57 por cento das obras incluídas no Programa Polis foram terminadas, prevendo-se que todas as intervenções estejam concluídas até 2008, excepto na Costa de Caparica".

Enquanto todo o país beneficia do Pólis, a Costa da Caparica traduz a incapacidade sequer de se iniciar uma obra unanimemente considerada fulcral para o desenvolvimento da cidade. Voltarei ao assunto nos próximos dias..