terça-feira, agosto 29, 2006

MAIS UM MONSTRO URBANÍSTICO NA COSTA DE CAPARICA

Quem actualmente atravessa a Rua dos Pescadores em direcção às praias, depara-se no final do trajecto com um enormíssimo prédio em construção. A vista, essa, fica tapada, o que já vai sendo habitual na Costa pois parece que ninguém aprendeu com os atentados urbanísticos espalhados um pouco por toda a freguesia, do qual a Torre das Argolas constitui o expoente máximo.

Mas vamos aos factos. Neste terreno agora em construção existia uma vivenda que aos poucos se foi degradando. A pressão imobiliária e os euros decerto foram mais fortes, e assim nasce este novo edifício. Então vejamos o que irá ser mais este monstro urbanístico na Costa..


De facto, o que a Costa mais precisava era de edifícios de habitação. Só para informar os mais incautos, os mais recentemente construídos prédios de habitação (ex: Quinta de Santo António, junto ao cemitério; em frente aos Bombeiros) têm tido extrema dificuldade em ser vendidos. Isto para não falar nas dezenas de casas à venda um pouco por toda a freguesia e que teimam em não encontrar novo proprietário.

Garagens ? Eu não faço ideia onde se propõem a colocar os acessos às garagens, no caos que é aquela estrada de Verão. Já para não falar nos intermináveis lençois de água existentes em praticamente todo o subsolo da cidade..mesmo que se consiga ultrapassar esse pequeno pormenor, decerto saiu cara toda esta brincadeira.

Lojas e espaços comerciais ? Se se seguir o exemplo do centro comercial mesmo ali ao lado, serão mais lojas para a comunidade asiática (Paquistão e Bangladesh, sobretudo) onde dezenas de lojistas vendem exactamente as mesmas coisas (Made in China, quinquilharias, contrafacção, etc.) em espaços decalcados uns dos outros. Já para não falar no aparthotel Caparica Oceano localizado nos pisos de cima, mais uma área de alojamento turístico a baixo custo...

Em suma, décadas a fio de más políticas urbanísticas parece que não serviram para nada. Mantém-se a lógica de construír o mais possível, e preferencialmente em altura. Os caparicanos, esses, ficam votados à visão dos prédios e da betonização, agora também em plena Rua dos Pescadores.

Enquanto em Viana do Castelo se tenta demolir, na Costa de Caparica constroiem-se mais. Triste sina a nossa...

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Na Costa vê-se prédios, prédios e mais prédios. É uma cidade feia quando poderia ser uma das mais belas.

11:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E foi a caparica elevada a cidade sem ter o minimo de condições para o ser... agora o que interessa é encher a cidade de prédios antes que alguém resolva iniciar outras politicas de urbanização.
O polis no final de contas serviu para quê? Isso ainda existe?

11:58 da manhã  
Blogger Ponto Verde said...

Não descansaram enquanto não aplicaram o modelo suburbano lusitano á Costa, mas pelos vistos ainda não estão satisfeitos com tanta asneira.

9:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Com a desculpa que algumas ruas pertencem à história, não se pode andar por elas, com as pedras irregulares. Os passeios são para os automóveis...E aqueles poucos que estão vedados aos carros estão cheios de covas e pedras tiradas. O asfalto só tem remendos. A rua dos Pescadores com o piso que lhe puseram há poucos anos, está lamentável...Os novos monstros à beira da areia são um atentado ao ambiente. E o lixo? Os ecopontos metem nojo e são poucos...Enfim, é o que temos

1:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo que realmente esse predio é uma vergonha, mesmo em cima da estrada que em altura de verao, tem muito movimento e transito.
Toda a Costa precisa de ser demolida e re construida do 0.
E triste ver a degradação da Costa de Caparica, desde há uns anos para cá.
Cumprimentos

1:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Espero que Portugal não permita que os predios ocupem a beleza de se ter o visual natural de uma orla a beira mar. Estes monstros urbanisticos e ganancia das construtoras com os prefeitos acabam com a beleza das praias e com a disponibilidade de aguas limpas. No Brasil isso aconteceu, sou brasileira e minha sugestão aé que vocês portugueses não deixem que isso aconteça , protejam a beleza natural do seu país!

7:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home