segunda-feira, julho 31, 2006

LENDA DA CAPARICA I


A primeira lenda remonta a tempos bastante remotos, quando toda a extensão litoral a sul do rio Tejo era praticamente deserta, existindo aqui e ali pequenos casais e habitações isoladas, para além de dois povoados: o "Monte", localizado no interior, e a "Costa", junto ao mar.No interior as pessoas dedicavam-se à agricultura, à produção de vinho e à exploração dos recursos provenientes dos vastos pinheirais próximos; no litoral predominavam as actividades ligadas à faina piscatória.

De geração em geração, através da tradição oral, passou uma velha história acerca de uma senhora bastante idosa que viveu na área interior, sem conhecimento de qualquer família, origem ou rendimento. A idosa habitava um velho casebre, afastada da população do povoado, especulando esta sobre os possíveis motivos do seu surgimento e mesmo sobre a sua alimentação, nunca tendo exercido qualquer ofício nem adquirido quaisquer géneros alimentícios a ninguém.Todos os dias a idosa fazia longas caminhadas na zona, eternamente envolta numa longa capa que envolvia por completo a sua pessoa e qualquer possível detalhe da sua figura física. Este modo de vida, a inexistência de laços de amizade com alguém e as pouquíssimas palavras proferidas geraram um rumor de que esta personagem devotava-se à bruxaria e à prática de outros ritos bizarros.

Na Primavera, as ausências aumentavam, e as crianças pensavam que o interior da capa ocultava uma vasta fortuna em moedas de ouro, dizendo-se que esta capa era rica, uma capa-rica.Numa Primavera que o tempo não recorda o ano, a idosa sentiu que os seus dias estavam a terminar e transmitiu o desejo de que a sua capa fosse entregue ao Rei de Portugal, utilizando-a da melhor forma possível em prol da população local.Finados os seus dias, pouco tempo depois, a população apressou-se a cumprir o seu último desejo, atendendo à sua reputação de feiticeira.O Rei de Portugal, ao abrir tal capa, deparou-se com um recheio de douradas flores de acácia, colhidas no vasto acacial que ainda hoje existe na zona litoral localizada entre a Trafaria e a Fonte da Telha. Pasmo e profundamente emocionado com esta história, o Rei proclamou a riqueza daquela capa única, uma capa-rica, dando origem ao topónimo Caparica, e ordenou igualmente que fosse erigida uma igreja, a Igreja de Nossa Senhora do Monte, conferindo a toda a área a designação de Caparica. ( www.m-almada.pt)

1 Comments:

Blogger ZeTomes said...

vivas: transpus para BD a lenda, quando trabalhava na revista Gastronomia e Mesa - Comeres caparicanos

Até

http://tasfastas.blogspot.com/2006/09/bd-prvios-lenda-da-caparica-n1.html

http://tasfastas.blogspot.com/2006/09/bd-prvios-lenda-da-caparica-n2.html

2:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home