segunda-feira, agosto 07, 2006

ONDAPARQUE: O PARQUE AQUÁTICO FANTASMA


Quem entra na Costa de Caparica pela via rápida, desde há muito que observa um parque aquático votado ao abandono, num claro exemplo do que não deve ser feito. Mas vamos analisar primariamente o porquê de um parque aquático neste local.

Para quem não saiba (e, claramente, a Câmara Municipal de Almada não sabe), a Arriba Fóssil da Costa de Caparica constitui uma área frágil e que deve ser preservada, não só por razões ecológicas e ambientais, mas porque o risco da edificação neste espaço é bastante elevado. Um parque aquático completamente sub-dimensionado para os utentes que recebia, sobre uma vertente da arriba ? Geomorfologicamente, parece-me inverosímil. Aliás, como o é o Aldeamento dos Capuchos, onde os custos de terraplanagem devem ter sido metade dos custos totais do projecto, dada a sensibilidade deste local.

Não devendo aqui ser possível edificar empreendimentos "pesados", até porque as acessibilidades ao local (incluindo espaço reduzido para estacionamento) não são as melhores, reproduzo agora uma entrevista de 2002 à Exma. Presidente da Câmara de Almada.

É referido que "a Câmara de Almada nega responsabilidades na matéria (como não podia deixar de ser..), até porque se trata de uma "propriedade privada". "É como uma fábrica abandonada que deixou de funcionar e onde o município não tem competência para intervir", disse Maria Emília de Sousa, presidente da autarquia." Então isso significa que qualquer munícipe pode fazer o que bem entender com as suas propriedades privadas, mesmo que aí se realizem actividades ilícitas e se prejudique imensamente a imagem de um destino turístico visitado por milhões de pessoas todos os anos ? A Câmara de Almada tem uma palavra a dizer, ou não fosse o seu dever governar o Concelho de Almada, e não apenas as propriedades públicas.

Mais à frente, Maria Emília diz que "já houve várias entidades que pretenderam adquirir o espaço ao proprietário, mas as iniciativas, nomeadamente a construção de uma pista de "kart", não deram resultado". Seria uma pista de Kart a solução indicada para um espaço frágil e constituído numa vertente sedimentar pouco consistente ? Além da inclinação desta antever subidas e descidas bastante engraçadas para um kartódromo. Ou se calhar podiam-se contratar os técnicos de terraplanagem do Aldeamento dos Capuchos, que tão bom trabalho fizeram. Isto tudo até ao dia em que aconteça algum desastre.

Por último, Maria Emília refere que "o Polis da Costa de Caparica e a extensão do Metro Sul do Tejo até esta freguesia poderão trazer novas dinâmicas e interesses sobre a área. Estou esperançada que toda a zona seja recuperada". Sempre ouvi dizer que a esperança era a última coisa a morrer, mas neste caso estou à beira da desistência.

Extensão do Metro Sul do Tejo até à Costa de Caparica ? Se nem conseguem pô-lo em movimento em Almada, nem em 2050 teremos esta extensão na Costa.
Polis na Costa da Caparica ? Continuamos todos à espera de tão ambicioso projecto. E, além do mais, nos projectos até agora divulgados não há qualquer referência ao Ondaparque. Ou seja, não se antevê solução possível.

Concluíndo, neste espaço frágil e totalmente degradado deve ser construída uma área verde que consolide a arriba e contribua para melhorar o ambiente na freguesia e no Concelho. Não precisamos de pistas de Karts nem de soluções completamente desfasadas da realidade em questão. Até porque um Kartódromo neste local, nunca poderia ser uma estrutura de qualidade. Contudo, o mais provável é manter-se o parque aquático fantasma. Por muito mais tempo.

4 Comments:

Blogger 100smog lda. said...

PARABENS pela escrita e pelo olhar analitico!!! nos por AQUI! tentamos dinamizar almada pelos poucos meios! mas vamos de uma forma informal tentando promover! se possivel gostariamos de poder utilizar por vezes alguns artigos e fotos do teu site! e se possivel passa por lá e da um ola!!!

3:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia, só de pensar no caso dos parques aquáticos de Lisboa e por arrasto de Almada dá para pensar no slogan "Terra pensada terra amada".

É tão amada que não querem lá nada, o melhor que a câmara de Almada podia fazer era dar a área de projectos ao Seixal por exemplo, ganhavam todos, só tratam da cidade de Almada e mal.

Quantos mais votantes houver em Almada menos possibilidades têm de lá ficar então não avançamos com nada para mexer com a dinâmica do concelho o maior número de anos possível...

Umas praias a 20Km de Lisboa, já viram uma imagem aérea da Costa de Caparica, aquilo parece um país de África ou América do Sul, é desértico, viva a floresta e a natureza e não viva mais nada...

Eu até fico desnorteado quando penso na câmara municipal Almada, quanto mais escrever, 30 anos para ter que ser o estado a fazer o polis da costa de Caparica e o metro...

Que tristeza e já alguém verificou nas taxas para construir em Almada (75€ m2 contrição + 40M2 por cada 100M2 de contrição em área de cedência à Câmara, para depois venderem como terrenos) são as mais caras sem nunca terem urbanizado nada...

Nem é preciso placas a avisar que o concelho muda para o Seixal, é ver quando a estrada passa para uma faixa sem passeios e terra batida, isto a caminho da praia (quem dera ao Seixal ou outra câmara uma zona balneária daquelas)...

Massa critica para mudar a pior câmara que os meus 36 anos já viram e como lá moro pelos vistos continuarei a ver...

Cumprimentos

10:05 da manhã  
Blogger Tânia said...

ola sei que este pedido ou sugestão como queiram chamar é um pouko difil de ser aceite , mas acho que deviam dar uma nova opurtunidade aquele espaço e fazer nascer um Novo Onda Parque , intristece me muito passar por ali e saber que já fui tão feliz ali com a minha familia , sei que muita gente está reticente em relação aos parques aquaticos pelos trágicos acidentes sucedidos mas no dia que que aconteceu no Onda Parque eu estava lá e tinha 6anos hoje tenho 21 e nunca mais pus os pés num parque aquatico não por medo mas sim por não ter oportunidade de ir por exemplo aos do Algarve , alem disso adoro a Costa da Caparica fiz campismo no Piadense ,e todas as vezes passava por lá vinha sempre uma lágrima !
sinceramente queria que pensassem mais sobre o assunto e dessem mesmo uma nova opurtunidade ao Onda parque , mas dando condições mais favoráveis em relação á segurança.

1:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Por acaso essa cena dos karts já está em construção

12:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home