segunda-feira, fevereiro 12, 2007

"UMA DAS MELHORES PRAIAS URBANAS DE TODA A EUROPA"



Com este slogan pomposo, o Sr. Ministro do Ambiente deu o tiro de partida para o começo do 2º Plano de Pormenor do CostaPolis. Areia para os olhos do caparicano, que décadas a fio tem visto a qualidade das praias piorar a cada ano que passa.

A transformação desta pérola litoral num subúrbio estival foi culpa do poder político, que não conseguiu ou não quiz ordenar sustentavelmente o crescimento urbano, deixando margem para excessos imobiliários que puluam praticamente por toda a cidade. O que era uma enorme e bonita praia, transformou-se numa cidade ameaçada pelo mar.

O que o poder político nos quer agora fazer crer é que, por toque de mágica, enche-se as praias com areia e do pesadelo do avanço do mar passaremos para o sonho das melhores praias da Europa. Não é objectivo ser arautos da desgraça, mas tudo neste processo se parece encaminhar para o insucesso.

Já anteriormente foi aqui explicado o porquê das reticências ao enchimento artificial das praias com areia. Durará um Verão, mas em 2008 será necessário repetir o trabalho. Haverá novamente dinheiro para tal? E em 2009? Mantém-se ainda a dúvida em relação ao procedimento, pois pelo andar da carruagem será apenas depositada a areia. Fala-se numa comissão de acompanhamento e num gabinete de monitorização, propostos pela Assembleia Municipal. Acontece que estas são uma parte fundamental de toda a obra!

Esperemos pelo final das obras, daqui a 1 ano e 10 meses (será?) para comprovar se o Ministro tinha ou não razão. De qualquer forma, o início das obras já deixa antever uma luz ao fundo do túnel.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É de facto uma Praia com muitas potencialidades. Uma grande Praia.Poderia ser a melhor Praia da Europa. Condições naturais não lhe faltam. Faltou-lhe sempre autarcas e Governantes que se interessassem por ela e pelo concelho.
A Costa de Caparicae está uma desgraça. Está abandonada. Foi abandonada pelos responsáveis autárquicos deste concelho nos ultimos 31 anos, talvez porque a população nunca lhes deu o voto.
Na Costa de Caparica não há turismo de Qualidade. Há turismo de miséria, a miséria que interessa aos auatrcas arrogantes e popularuchos que se servem das debilidades de outros,dos excluídos socialmente para demagogicamente sobreviverem com o seu voto.
A Costa de Caparica ficou parada no tempo em termos de requalificação urbana e turistica. Está pior que em 24 de Abril de 1974!

Permitam-me uma sugestão para ver um pouco de Almada presente e futuro negativo : http://almadaemluto.com.sapo.pt

10:05 da manhã  
Blogger 100smog lda. said...

lol essa placa ja tem umgrafitti e coco de cão em cima!!! sinal do destino....não sei.

3:40 da tarde  
Blogger Luis Vidal said...

Tudo indica que devido á destruíção do areal circundante ao Bugio, seja a razão principal para a catástrofe da caparica...

11:43 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não se admirem em Armação de Pêra no Algarve acontece o mesmo.
Promessas muitas mas obras poucas.

8:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A Costa de Caparica está a degradar de dia para dia. Não há ningue, mas mesmo ninguem que tenha pulso nesta Costa. Nao me refiro so ao turismo, mas a tudo na Costa de Caparica. Sinto envergonhada, quando quero trazer alguem a esta Costa. Para quando algo decente? A todos tenham os governantes desta cidade da Costa, tenham mãos nesta cidade de imediato!!!!

1:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ainda em seguimento ao comentario anterior, basta entrar na Costa de Caparica, para se ter de imediato uma visão desta "actualidade". As barracas continuam a crescer, dia após dia, a sujidade, buracos na estrada -´já me foi dita também, que a limpeza no inverno, é a mesma de verão - como é que tal pode acontecer? NUNCA VISTO EM LADO NENHUM. SABEM O QUE NOS FALTA AQUI? OS ESPANHOIS...é triste dizer isto, mas é a realidade. GOVERNANTES DESTE PAIS E DESTA CIDADE - abram os olhos!!!

1:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home