segunda-feira, janeiro 08, 2007

ESTORIL/CASCAIS VERSUS COSTA DE CAPARICA



A Linha do Estoril/Cascais tem sido constantemente privilegiada no contexto da AML em termos de investimentos e desenvolvimento turístico, em detrimento de outras áreas com igual ou maior potencial.
Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Hoteis de luxo, Centros Comerciais, Acessibilidades, Casino, Marina, etc. - tudo isto está presente na "Linha", com os bons resultados económicos, sociais e demográficos que se sabe.
Embora questões históricas, sociais e até naturais possam explicar a razão de ser desta aposta, é inegável que em termos balneares o potencial da Costa de Caparica é bastante superior.
Na Costa existe um único Hotel de qualidade (!!) e poucos ou nenhuns equipamentos de animação que façam valer a pena aos turistas permanecerem mais que uma tarde. Restaurantes de qualidade são muito poucos. Bares de praia são invariavelmente amadores e insalubres. Proliferam Parques de Campismo. Em termos de acessibilidades, mantém-se a Via Rápida automóvel como única alternativa. A Paisagem urbana é desoladora.
Pela sucinta análise feita, concluímos que a Linha do Estoril/Cascais é a área balnear de excelência para um segmento turísitico de qualidade, enquanto a Costa se mantém a praia do turista pé descalço e dos "brasileiros". É inegável que os investimentos num e noutro lado são demasiado dispáres, sempre com prejuízo para a Costa.
É um potencial desaproveitado e que continua adormecido à sombra de investimentos públicos e privados que acabam sempre nos mesmos sítios.

10 Comments:

Blogger 100smog lda. said...

eu ate tenho medo de comentar esta noticia!!! lol medo no sentido que concordo prefeitamente contigo, existe uma questão importante q as pessoas têm passado ao lado HABITAÇÃO SOCIAL NA NOVA POLIS DA COSTA DA CAPARICA! quer dizer anda uma pessoa a pagar uma vida a sua casa e derepente dã casas com vista para o mar?????? em situação de alta qualidade e favoravel construção urbanistica!!!! SO MESMO EM ALMADA!

12:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É preciso cuidado! O Brasil e os brasileiros não são responsáveis nem podem estes serem estigmatizados por viverem ou terem vindo para a miserável em desenvolvimento Costa de Caparica.
Os brasileiros também são vitimas na Costa de Caparica.
Respeitêmo-los se queremos ser respeitados.
De uma coisa estamos cientes: TUDO ISTO É TRISTE, TUDO ISTO É INCOMPETÊNCIA AUTÁRQUICA , TUDO ISTO NÃO É A ALMADA QUE OS ALMADENSES MERECIAM, NEM A COSTA DE CAPARICA QUE O CONCELHO E AS SUAS GENTES DESEJAM.
Esta é a Costa de Caparica criada pela irresponsabilidade e incompetência de uns poucos devido a muitos terem voltado costas aos seu compromissos cívicos.

11:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A costa é uma desgraça... o melhor mesmo é demolir tudo e deixar aquilo para campismo selvagem. Já que os selvagens já lá estão... só falta mesmo o espaço.

4:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É interessante perceber como a merda vem à tona, como a água e o azeite... POLIS, Habitação Social, Brasileiros... Já agora, porque não os PRETOS, os UCRANIANOS, os ROMENOS? Sempre achei estranho que durante trinta anos de barracas em terrenos do estado, nenhum destes senhores tenha levantado a voz para defender a melhoria das condições de vida de um conjunto de pessoas que trabalha nos estabelecimentos comerciais na Costa ou a limpar a casa de cidadãoportugueses, explorados pela sua condição imigrante, só para falar das situações mais comuns... O interessante é que quando a autarquia, no âmbito do Programa POLIS e do seu Plano Estratégico (votado por unanimidade por todas as forças políticas) propõe a construção de habitações dignas e promovedoras da necessária e plena integração social, surgem os comentários racistas disfarçados de justiça tributária (impostos e afins) como se alguns não tivessem andado a mamar na injustiça e na exploração de outros sem declaração dos rendimentos e sem acautelar os direitos laborais e sociais de que trabalha - os mesmos que agora ATÉ vão ter direito a habitação (como aliás prevê a Constotuição da República!).

Por favor...

Quanto ao POLIS, foi a Autarquia que o conseguiu, e a Administração Central que o implementa agora. Demora? Pois demora! Mas está em andamento! É só o MAIOR POLIS nacional, numa área onde cabem quase todos os outros POLIS por esse país fora... Não se faz um arranha-céus no mesmo tempo que se faz uma vivenda...

12:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A Costa da Caparica tem condições para se tornar numa das maiores praias europeias. Aquele areal, com mais de 20 km de extensão, e aquele oceano, são factores que tornam a Costa quase única.

Espero que o Polis quebre um pouco esta injustiça que desde sempre vitimizou a Costa em detrimento de outros locais, como a linha de Cascais.

8:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A Costa da Caparica tem condições para se tornar numa das maiores praias europeias. Aquele areal com mais de 20 km de extensão e aquele oceano são factores que tornam a Costa quase única.

Espero que o Polis quebre um pouco esta injustiça que desde sempre vitimizou a Costa em detrimento de outros locais, como a linha de Cascais.

8:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Primeiro de tudo o que a Costa precisava era de um liceu, um hospital e um posto de policia como deve ser. Acho que são os serviços básicos para uma verdadeira cidade.

1:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O NOVO BAIRRO "AZUL"
Depois do Bairro Amarelo, do Bairro Encarnado, do Bairro Verde e do Bairro Branco só nos faltava o Bairro Azul (por causa do mar)
VOTEM, VOTEM nos Comunas que as favelas estão a aumentar.
Não vai faltar muito para, como acontece no Brasil nem a toalha poderem levar para a praia

7:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Estou de acordo com o Bairro Azul
Vou votar miserável....mente
COMUNA
QUERO MAIS BAIRROS COLORIDOS
(Brancos, Pretos, etc...)

7:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Acho realmente uma pena a Costa estar como está.Sou fã daquele areal e do espectáculo magnifico do pôr do sol. Mas qualquer dia só resta mesmo a natureza...Não se tem dinamizado nada de nada e aqueles barracões novos são horríveis! Todos iguais. Pena duma Costa á 30 anos atrás...pode ser,quem sabe...resta nos a esperança

Gostei do blog e da possibilidade que tive de escrever este desabafo.

Maria

3:31 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home