quinta-feira, fevereiro 08, 2007

DE VOLTA DA EUROPA

Após 3 semanas de interregno no blogue, por motivo de férias, o Caparica Futurista voltou.

Numa viagem por diversos países da Escandinávia, Europa Central e de Leste, foi possível aferir que nos encontramos ainda muito distantes da restante Europa, mesmo da recém chegada.
Parâmetros como o ambiente, ordenamento territorial e qualidade de vida medem-se de acordo com várias coisas que em Portugal são esquecidas.

Vejamos os transportes. As cidades e o país são feitos para o automóvel. Todo o santo local tem estradas, viadutos, tuneis e pontes que vão a todo o lado e não vão a lado nenhum. Estimula-se a suburbanização, os movimentos pendulares e o abandono da cidade. Em Lisboa, a cidade expandiu-se em todo o palmo de terreno disponível, chegando já, na Margem Sul, a toda a Península, e na Margem Norte, até ao Concelho de Mafra. Olhando para cidades como Estocolmo e Copenhaga, onde o centro é altamento dinâmico e povoado, tudo isto parece altamente contraproducente.

Em termos de construção, continua a tentativa de gerar mais valias a todo o custo. Qualquer terreno vale mais se tiver edificado, é lógico. Daí as autoridades necessitarem urgentemente de conter o avanço do betão porque os privados tentarão sempre rentabilizar ao máximo o lucro. Manter ou criar um jardim pode não gerar dinheiro, mas aumenta incrivelmente a qualidade de vida e é fundamental para um bom ambiente urbano. Cidades frias e pouco dadas a actividades ao ar livre mantêm parques enormes e áreas florestais de centenas de hectares; em contrapartida, em Portugal e com um clima propício para tal, mantem-se a lógica do passeio ao fim de semana pelos centros comerciais. Afinal o russo (Karyaka) tinha razão, faltam parques e jardins!

Por último, nas áreas litorais visitadas o panorama foi desolador - na Costa. Em todo o lado se encontram soluções harmoniosas para controlar o avanço do mar, que é generalizado na maioria dos locais, e a falta de areia nas praias. E muito menos se assiste a uma complacência tal que permita construír em áreas de risco, coisa vulgaríssima em Portugal e na Costa de Caparica. Nem nos países mais pobres da nova Europa!

Muita coisa precisa mudar.

2 Comments:

Blogger Rogeriomad said...

é bem verdade!

8:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Página 01/02

SISTEMA DE CONTENÇÃO AO AVANÇO DO MAR

Projeto Patenteado
Autor: Paulo Roberto Gomes Mendes
Favor não usar sem a devida autorização

Sou observador do avanço do Mar em diversos locais do Mundo por essa razão, criei o Projeto denominado de Sistema de Contenção ao Avanço do Mar que alem de proteger a orla, calçadas Ruas e Construções, impermeabiliza a área interrompendo o fluxo de águas subterrâneas que comprometem as fundações de prédios e causa o afundamento de Ruas e calçadas.
O sistema é composto de pranchas de fibra de vidro medindo 2m de largura por 6m de comprimento, encabeçadas por blocos de concreto pré-moldados tipo concha, medindo 2m x 2m x 1m.

APLICAÇÃO:

Os blocos de concreto serão acondicionados junto a calçada ou Rua, as pranchas serão aplicadas sobre o barro compactado posto em cima das pedras já existentes ou não.
A primeira prancha em formato de concha se encaixa ao bloco as demais, serão arrumadas sobre o barro sendo a última enterrada a uma profundidade de mais ou menos 3 m, o que garantirá que as águas não irão penetrar por baixo do sistema.

Sobre o sistema aplicado, as ondas fluirão lentamente num movimento suave de vai e vem. Em caso de ondas mais fortes, elas chegarão ao topo onde as conchas farão que retornem ao Mar e nesse retorno elas cairão sobre as ondas que vem subindo diminuindo suas forças.

O sistema permite deslocamento de pranchas para substituição sem alterar sua estrutura. As pranchas tem garantia de fábrica de 2 anos estendidas para mais 2 havendo durante esse período uma manutenção preventiva onde será aplicado um verniz especial.

Caso haja interesse em conhecer mais detalhadamente o sistema, favor entrar em contato com:


Paulo Roberto Gomes Mendes

Fones: Comercial 81-3267-6747
Residencial 81-3267-6747
Celular 81-8859-2783


CONTINUA FOLHA 02/02

5:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home