sábado, dezembro 09, 2006

RUPTURA DAS DUNAS EM SÃO JOÃO DA CAPARICA



O invevitável aconteceu. Após várias ameaças, as dunas finalmente deram de si e encontram-se neste preciso momento à beira do colapso.
Antes de mais, importa contextualizar esta área. O esporão da Cova do Vapor é o maior e, além de quebrar o impacto das ondas, provoca retenção de sedimentos no lado fluvial ou Norte, e o efeito oposto no lado Sul. Começa aqui a explicação para a falta de areia, a que acresce o menor fluxo de sedimentos chegados ao Estuário do Tejo (fundamentalmente pela acção das barragens) e as constantes dragagens efectuadas pelo Porto de Lisboa.
Em segundo lugar, grande parte de São João da Caparica e da Cova do Vapor está abaixo do nível médio do mar. Sem a protecção das dunas e do paredão e deixada à mercê do avanço do Mar, esta zona estaria desde hà muito alagada.
Os parques de campismo, à semelhança do que acontece um pouco por toda a freguesia, estão desenquadrados com a realidade geográfica da zona, sendo que no CCL a solução encontrada para esbater os efeitos do mar foi a de cavar uma vala à volta do parque, qual castelo medieval...
Por último, as utilizações criminosas de areias das dunas da Costa para obras várias, das quais se destacam as do Cais de recreio do Parque das Nações, debilitaram imensamente a protecção natural de toda esta zona.
Recordo aos mais incautos que é na altura do Equinócio de Março (dias 20 e 21) que as marés atingem maior força e impacto. Duvido que as ténues protecções existentes sobrevivam até lá.
Em suma, um mix de factores antrópicos, a acção natural das marés e ondas e as especificidades geográficas desta zona levaram a uma situação de ruptura que tendencialmente irá piorar, resta saber até que ponto.

5 Comments:

Blogger nunocavaco said...

Excelente post. Faz alusão, ainda que superficialmente, aos factores que contribuem para esta situação.

12:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E para que servirão os diques?

5:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estamos perante mais uma cena do espectáculo em exibição neste 31 anos de democracia a que temos vindo assistir, em resultado do assalto aos orgãos de decisão deste País por gente que se diz democrata e competente, para resolver os problemas da SOCIEDADE NACIONAL EM QUE ESTAMOS INSERIDOS.
Mobilzam-se para assistir no local e comentar, mas não sabem nem têm motivação para se mobilizarem a fim de evitarem estas e outras situações/tragédias.
Paz à sua superior competência e inacção!

5:37 da tarde  
Blogger Caparicano said...

Caro anónimo, preocupo-me e expresso as minhas preocupações a outros. Quem de direito terá assim mais cidadãos informados a quem prestar contas sobre este e outros assuntos que não me agradam. E é assim o primeiro passo de uma sociedade civil forte e mobilizadora.

12:16 da manhã  
Blogger Unknown said...

olá
já não faalta muito para ter agua a porta de casa....
e depois ouço o energumeno do fulano do INAG a dizer que está tudo controlado...hoje já varreu um bom bocado e o mar estava calmo

9:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home