quinta-feira, setembro 28, 2006

TERMINOU O VERÃO !




Findo o Verão temporal e meteorológico, a Costa está de volta ao marasmo habitual. Alguns turistas (especialmente estrangeiros), ruas mais ou menos desertas, comércio a meio gás e, acima de tudo, paz e sossego. De alguma forma, este Verão denotou uma tendência a que se tem assistido nos últimos anos: menos gente, menos confusão, menos turistas e mais qualidade.

Muito embora subsista um trânsito excessivo e demasiada gente, a pouco e pouco se começa a apostar numa gama elevada de turismo, com mais divisas e receitas para a cidade. Ao longo de toda a época estival ouviram-se relatos de empresários acerca da menor afluência a bares e restaurantes, curiosamente todos estes de baixa qualidade. Contudo acho isto um facto positivo, pois quem não inova não tem espaço num mercado terciário cada vez mais competitivo como é o caparicano. Quem não tem qualidade, está condenado ao fracasso.



Exemplificativo é o facto do Hotel da Costa de Caparica ter tido um acréscimo significativo da taxa de ocupação, fruto não só de uma campanha de marketing com forte aposta em novos mercados - em especial internacionais - mas também da inserção da Praia do Sol em alguns roteiros turísticos nacionais. Quanto aos restantes estabelecimentos hoteleiros, nota-se em geral uma reduzida qualidade que obras ocasionais e de remedeio não conseguiram disfarçar. Quem olhar para o Caparica Oceano vê hoje em dia um edifício degradado e onde turistas com padrões médios de qualidade não se dispõem a ficar.

Voltou o sossego, mas é hora de deitar contas à vida e pensar no que correu bem e mal. A aposta na qualidade vislumbra-se, mas é preciso dar continuidade e prosseguir com o Polis. Sem uma revolução na frente ribeirinha, é impossível fazer muito melhor. Mas restauração, hoteis, comércio e serviços em geral têm um papel fulcral no actual e futuro desenvolvimento turístico da Costa.

2 Comments:

Blogger yoneric said...

Oi Papoila:
Gostei da sua reportagem sobre a Costa de Caparica.
Notei,no entanto, uma certa insatisfação com a presença de turistas por aqui.
É verdade que os turistas trazem muita perturbação e encarecem os preços das coisas.
Mas eles trazem também empregos e divisas para o país, empregos estes que são ocupados por emigrantes que, está me parecendo, não muito bem vistos pelos portugueses.
Chegamos aqui no dia 01/10/06, estamos hospedados em um apartamento na Praça Vasco da Gama e vamos voltar para o Brasil no dia 31/10/06. Quem sabe podemos trocar algumas idéias sobre as afinidades Brasil e Portugal antes de voltarmos?
Um abraço:
Ricardo.

12:57 da tarde  
Blogger yoneric said...

Corrigindo:
Está me parecendo que os imigrandes não são muito bem vistos por aqui

1:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home