domingo, outubro 22, 2006

PPAFCC SALVAGUARDADA DE INCÊNDIOS

Neste blog discutiu-se já o descuido com que têm sido tratadas as questões ambientais no Concelho de Almada, em particular no que concerne à PPAFCC. Contudo, e apesar de algumas situações gritantes ao nível da edificação clandestina e excessiva utilização do cordão dunar pelos banhistas e automóveis, a área florestal desta área protegida tem sido mantida e salvaguardada do flagelo dos incêndios. De facto, é preciso voltar atrás bastantes anos para nos lembrarmos de um incêndio de dimensões significativas por estas bandas.

"Dos 560 hectares de mancha florestal que o concelho de Almada possui, menos de um hectare ardeu (0,8200) em 2006, o que revela os “bons resultados deste ano”, que se deveram sobretudo “à presença no local de meios de combate e ao reforço na vigilância”, sublinhou o vereador da Protecção Civil, Henrique Carreiras, durante a apresentação do balanço do programa de prevenção de fogos florestais 2006 – ‘Operação Floresta Segura/Floresta Verde’.
Em 2006 arderam no concelho de Almada 9,3 hectares. Menos de um hectare reporta-se à Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica (PPAFCC), referindo-se o restante a “zona rural agrícola”, nomeadamente a “lixos, fenos, canaviais e incultos”. Um resultado “excelente” num concelho com cerca de 70 quilómetros quadrados, o que faz de Almada “um exemplo para o país”, considera o vereador.

Por outro lado, uma questão que tem vindo a preocupar a autarquia é a “crescente prática de bruxarias sobretudo na zona da Mata dos Medos”, em que são usados “velas e fogueiras que muitas vezes podem estar na base de alguns focos de incêndio”, nota Henrique Carreiras.

1310 bombeiros, 2090 GNRs, 192 voluntários e nove elementos do ICN (Instituto da Conservação da Natureza) participaram na operação. Entre Maio e Outubro fizeram a revisão da rede de incêndios, vigilância, recolheram 52 toneladas de fenos, matos e incultos, limparam as bermas das estradas, colocaram sinalética (de alteração de trânsito e de proibição de fogueiras) e realizaram a manutenção e recuperação de caminhos. Uma operação com um custo de cerca de 40 mil euros."


Valeu a pena o trabalho de prevenção e fiscalização. Numa área florestal pretendida por meio mundo de empreteiros e imobiliários, pouco arde anualmente. Nada disto é fruto do acaso e tudo resulta de um trabalho sério e que se espera ter continuidade para que nos possamos vangloriar anualmente de reduzida mancha florestal ardida. Ao invés, no resto do Concelho "incendeiam-se" as áreas verdes com cimento e betão, os quais têm um efeito muito mais arrasador: impermeabilizam solo que nunca mais será recuperado.

3 Comments:

Blogger Luis Eme said...

Acho que a prevenção é a melhor arma no cambate a incêndios, e neste caso, penso que os bombeiros do concelho e o vereador responsável pela protecção civil, Henriquer Carreiras, estão de parabéns, pelo trabalho realizado em conjunto.
Pelo exemplo dado, nem tudo está mal no nosso concelho, felizmente.

11:36 da manhã  
Blogger Ponto Verde said...

Já agora um convite à borliú para verem o video da Bicicletada de ontem, Massa critica de Lisboa em www.a-sul.blogspot.com

12:35 da tarde  
Blogger Vicktor Reis said...

Caro Amigo
É sempre com muito prazer que a Oficina das Ideias cede as suas imagens a todos os que enriquecem a blogosesfera e divulgam o património material e imaterial do Concelho de Almada. Um abraço e continuação de bom trabalho.

5:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home