quarta-feira, agosto 09, 2006

Costa da Caparica: 22 contra-ordenações na praia

Falta de assistência a banhistas e ocultação abusiva da frente marítima

Vinte e dois processos de contra-ordenação já foram instaurados esta época balnear a proprietários de bares/restaurantes das praias da Costa de Caparica, por infracções como falta de assistência a banhistas, licenciamento e ocupação abusiva da frente marítima, escreve a «Lusa».
Os processos de contra-ordenação, que se iniciaram com o levantamento de 22 autos de notícia e terminam com a aplicação (ou não) de coimas, foram abertos desde que entrou em vigor, a 7 de Junho, a legislação que prevê multas para titulares de concessões de praia, banhistas e nadadores-salvadores, segundo dados facultados à agência «Lusa» pela Marinha.
Nenhum banhista foi, até ao momento, autuado por desrespeitar a bandeira amarela ou vermelha nas praias da Costa de Caparica pelas autoridades marítimas, a quem compete fiscalizar e aplicar as coimas.
De acordo com a Armada, dos 22 autos de notícia até agora levantados a concessionários, sete devem-se à falta de nadadores-salvadores e os restantes à ausência de licenciamento camarário, ocupação abusiva do domínio público marítimo e funcionamento dos estabelecimentos fora do horário permitido.
Segundo a nova lei, cada uma destas infracções pode ser punida com uma coima variável entre os 250 e os 2.500 euros.
O processo de aplicação da multa não é imediato, já que os visados podem contestar.
As praias da Costa de Caparica estendem-se por uma frente de areia de 20 quilómetros e têm mais de 50 concessões de zona balnear.
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=705554&div_id=291

A falta de qualidade dos apoios de praia na Costa é gritante. Edifícios pesados, autênticos mamarrachos completamente desenquadrados do espaço balnear, parecem algo que tanto podia estar na praia como no campo. Senão vejamos..

Duche ? Nunca vi nenhum.
WC ? "Só com consumo" ou "Tem que pagar 1€". E depois vemos pessoas a fazer as necessidades na praia, vá-se lá saber porquê.
Água e Comida ? São todos bares e restaurantes de luxo, mas só no preço.
Enfermagem e socorrismo ? Penso rápido e água oxigenada.
Acessibilidades ? Gostava de ver uma ambulância a ir buscar alguém num dia de Verão..Missão Impossível!
Nadadores Salvadores ? O menos mau, pois quase todas as praias já têm pelo menos um.

Contudo, importa referir que já se começam a ver apoios de praia de qualidade, em especial a Sul da cidade da Costa de Caparica. Por enquanto são uma minoria, vejamos se mais não seguem o exemplo.