terça-feira, setembro 12, 2006

ALDEIA DOS CAPUCHOS, O NOVO PROJECTO DE INTERESSE NACIONAL

Há uns dias comparei o Projecto da Aldeia dos Capuchos aos PIN ( Projectos de Interesse Nacional) que têm surgido um pouco por todo o país e subvertido as condicionantes e planos existentes para o território de forma a possibilitar a sua concretização. Pois bem, ontem mesmo a empresa Cantial, responsável pelo projecto, anunciou pomposamente que a Aldeia dos Capuchos é o mais recente PIN deste país.

"A candidatura a PIN — Projecto de Potencial Interesse Nacional — da "Aldeia dos Capuchos" foi aprovada através da votação de representantes de várias entidades, coordenadas pela API, entre as quais a Direcção-geral da Empresa, a Direcção-Geral do Turismo, a Direcção-Geral de Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, bem como o Instituto do Ambiente e o Instituto da Conservação da Natureza", refere a mesma fonte.
O presidente da Cantial, Vítor Costa, vê na atribuição deste estatuto à "Aldeia dos Capuchos" mais uma "prova do reconhecimento público da elevada qualidade de todo o empreendimento e do seu carácter inovador, que o tornam num verdadeiro marco para o sector".

A ‘’Aldeia dos Capuchos’’ representa um investimento superior a 250 milhões de euros e estende-se por 30 hectares aos areais da Costa da Caparica, dos quais 10 são áreas verdes, com uma área total de construção de apenas 150 mil metros quadrados.
A àrea reservada a 100 moradias prevê uma baixa densidade de ocupação, com lotes entre os 700 e os 1.000 metros quadrados e área de construção limitada a 350 metros quadrados.


"Apenas 150.000 metros quadrados" de construção ??? São 15 campos de futebol de construção, numa área sensível composta por rochas sedimentares e situada no limite da arriba (ridículo o termo areais da Costa de Caparica, mas é o jornalismo a que estamos habituados). É referida ainda a baixa densidade de ocupação das 100 moradias previstas no projecto. Então e não falam nos 300 apartamentos do Hotel Apartamento ? Ou nos restantes blocos de apartamentos ali construídos, que porventura serão mais algumas centenas a acrescentar...


Em suma, quem não conhecer minimamente o local fica com uma ideia paradisíaca da Aldeia dos Capuchos quando, como já fiz referência nos restantes posts, este projecto apresenta bastantes debilidades: densidade urbanística elevadíssima, instabilidade dos terrenos e maus acessos.

O facto de este Aldeamento ser destinado aos estratos mais ricos da sociedade e poder eventualmente gerar muitas divisas, não deve ser desculpa para que tudo se construa e tudo se faça. Veremos em que medida esta classificação irá influenciar o Projecto, mas digo e reafirmo: o Projecto da Aldeia dos Capuchos é megalómano. Veremos até que ponto.

1 Comments:

Blogger Ponto Verde said...

Simplesmente vergonhoso.

6:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home