sábado, setembro 09, 2006

FORMAÇÃO PARA COMPLEMENTAR O POLIS DA COSTA DE CAPARICA

Finalmente uma boa notícia! O âmbito estritamente físico do Polis será complementado por esta acção da ArribaTejo, a qual incidirá sobre a baixa qualificação dos nossos recursos humanos - sem dúvida um entrave ao desenvolvimento turístico.

Consistindo em acções de formação a decorrer entre Outubro de 2006 e Dezembro de 2007, este programa de formação resulta da candidatura do município de Almada a uma medida do Programa Operacional da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Com “um custo global de 500 mil euros”, o projecto é financiado pelo Fundo Social Europeu e pela Segurança Social e irá contemplar cerca de 300 formandos que serão abrangidos nas mais de 5000 horas de formação, avança Fernanda Marques. Embora abertas a qualquer trabalhador ou residente no concelho de Almada, as 24 acções de formação, de curta, média e longa duração, destinam-se sobretudo a “empregados em determinados sectores de actividade, desempregados e jovens à procura do primeiro emprego”. As acções organizam-se em quatro eixos.

O primeiro eixo, sobretudo para desempregados e jovens à procura do primeiro emprego, é o do empreendedorismo e serviços de proximidade, no fundo, “áreas de apoio às empresas de restauração, turismo e recreio”, como a montagem e manutenção de sistemas eléctricos ou a floricultura e jardinagem.

O segundo eixo, direccionado a um grupo com formação a partir do 9º ano, prende-se com a valorização do património e desenvolvimento do turismo, como a formação em animação turística ou em nadador salvador. Os restantes dois eixos são direccionados a activos do comércio tradicional e da restauração e visam “qualificar os serviços já existentes”. Aqui incluem-se acções de formação como as de atendimento e venda na loja ou as de cozinha.

As acções de formação resultam de uma parceria entre a autarquia almadense, a ArribaTejo e diversas entidades formadoras e entidades que integram os formandos em estágios e na vida activa. Vão decorrer em vários locais do concelho, desde equipamentos municipais, instituições da Misericórdia, Escola Profissional de Almada ou Centro de Lazer de São João da Caparica. O objectivo da iniciativa é “contribuir para o desenvolvimento da zona da Costa de Caparica”.


Quando tiver mais informações acerca deste assunto, colocarei por aqui. Fiquem atentos. É de saudar a acção das Agencias de Desenvolvimento Local, nomeadamente a ArribaTejo. Que mais como esta surjam.