quarta-feira, setembro 06, 2006

A ALDEIA DOS CAPUCHOS: UM PROJECTO DE QUALIDADE MAL PENSADO

Apesar do post anterior reflectir um pouco a minha desconfiança em relação a este projecto, queria ressalvar que considero a Aldeia dos Capuchos um empreendimento de qualidade. É direccionada para o segmento com elevado poder de compra do mercado turístico, as infra-estruturas serão óptimas, a vista é magnífica e irá dotar a Costa de mais um Hotel de 4 estrelas. De pensões e residenciais de 1 e 2 estrelas já está a Costa cheia, reflexo de uma anterior aposta turística que deu o que tinha a dar - com péssimos resultados.

Não obstante as mais valias introduzidas por este projecto, considero que existem alguns exageros: demasiados apartamentos, demasiada construção, em 30 hectares de terreno quiz-se construír tudo e mais alguma coisa, o Hotel Apartamento será gigantesco - 300 quartos - e apenas 1 terço da área de implantação é preenchida por espaços verdes (será que incluem o campo de golf nesta contabilidade?).

Já agora, alguém se preocupou com a acessibilidade daquela área à cidade da Costa, afinal o grande chamariz do empreendimento ? Durante o Verão as filas nos semáforos são no mínimo enervantes. A vista que é tão propagandeada como valendo "o dinheiro pago pelas habitações" parece-me que será só para alguns, pois alguns blocos de apartamentos e moradias se encontram encobertos.


Esperemos que, agora que o projecto está em vias de conclusão, a Aldeia dos Capuchos seja um sucesso e possibilite um salto qualitativo da Costa de Caparica em termos de receitas turísticas e reconhecimento da cidade enquanto destino balnear de excelência. E que tudo o que aqui critico não se venha a verificar no terreno, embora mantenha bastantes reservas. E que a estabilidade da vertente esteja assegurada. Com quase 2 anos de obras só para terraplanagens, é possível...

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não era suposto aquela zona ser de área protegida?
Concordo consigo quando diz que é uma zona de qualidade, mas sinceramente não gosto do que fizeram preferia continuar a ver aquilo como zona natural e não mais uma área da margem sul urbanizada!

3:57 da tarde  
Blogger Ponto Verde said...

A Urbanização será certamente de luxo, mas nunca por nunca devia ter sido permitido construir naquele local sobre a arriba, mas é só a minha humilde opinião, atrás de mim virá algum Mestre dizer que não tenho razão, mas como ainda vivo num país onde posso ter e omitir opinião, aqui está ela.

8:59 da tarde  
Blogger Ponto Verde said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

8:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com o ponto verde. Naquela zona dos capuchos nao deveria haver urbanizacoes.

2:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostava de saber se alguém está a fazer alguma coisa para impedir novas aberrações?
Era fundamental que houvesse uma colaboração e união de esforços para salvar o que resta.
Chamo a atenção para o projecto da Quinta do Robalo que fica em plena Área de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa. De novo demasiada construção e a pouco e pouco vamos ficando sem zonas protegidas.
Parabéns a este site.

12:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home