terça-feira, dezembro 12, 2006

OBRAS DE RECUPERAÇÃO DAS DUNAS, AGORA E EM MARÇO..


Foi uma romaria ao local. Governantes vários assistiram in loco aos efeitos da fúria do Mar, prometendo muitos milhões para proteger as edificações em risco.

Com efeito, o Ministro do Ambiente Nunes Correia referiu que “não é possível fazer mais”, considerando que se “deve dar flexibilidade ao próprio litoral para se conjugar com os efeitos da Natureza”. Tudo bem, caso tivesse sido a Natureza a provocar esta situação.

As praias são áreas extremamente dinâmicas, exigindo para a sua manutenção um balanço positivo ou neutro entre a quantidade de areias depositadas e retiradas pelas ondas, marés e vento. O que aconteceu na Costa de Caparica e em praticamente todo o litoral português foi um desiquilibrio negativo deste balanço, com a chegada de cada vez menos sedimentos às praias.

O senhor Ministro veio a terreiro culpabilizar a Natureza pelos danos causados. Será que foi a Natureza que licenciou a construção de inúmeros parques de campismo, em condições terceiro mundistas e em plenas dunas ? Será que foi a Natureza que licenciou bares de praia à beira-mar de construção pesada e sem condições para resistir a mais que a época estival ? Será que foi a Natureza que deixou edificar em áreas abaixo do nível médio do mar e em pleno cordão dunar ? Será que foi a Natureza que retirou areia das praias da Costa para as depositar no abandonado cais de recreio do Parque das Nações ? É a Natureza que retira toneladas e toneladas de sedimentos do estuário do Tejo para permitir a sua navegabilidade ? Foi a Natureza que construíu um esporão enorme na Cova do Vapor para proteger um bairro que mais dia menos dia tem de lá saír ?

O que se assistiu neste comício político foi ao sacudir a água do capote e, ao mesmo tempo, da admissão da inexistência de soluções e alternativas ao ineficaz depósito puro e duro de pedra e areia.

Serão mais 15 milhões de euros a tentar remendar uma situação que só se resolverá mantendo o equilíbrio ao nível da provisão de sedimentos e demolindo definitivamente a edificação em áreas de risco.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Essa rapaziada que foi à Costa de Caparica em romaria, e alguns a botar discurso, e + blá blá blá.
Deveriam ir dar uma escapadinha até à Holanda, porque a ver também se aprende.

A dica do dique:

Construam-me Porra

2:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para aqueles que não tenham oportunidade de alinhar na escapadinha, podem dar uma vista de olhos por aqui:

www.deltawerken.com

3:51 da tarde  
Blogger Ponto Verde said...

Tive uma ideia, e que tal uma muralha de dez estádios de futebol junto à orla Costeira ?

1 - Impedia o avanço das ondas.

2 - Com o Pântano que é hoje o futebol criaria naturalmente uma zona estuarina, quiçá, um delta.

3 - depois, como todo os estádios de futebol em Portugal, do lado protegido podiam nascer urbanizações, para rentabilizar o projecto, tal como é normal por cá.

4 - Os dirigentes decretariam inconstitucional o avanço das ondas e a coisa parava por alí!!!

5 - Futebol e Praia tem tudo a ver, e logo Mar Salgado tem a ver com Catarina Salgado...arranjávam-se logo uns capangas para dar uns murros nas ondas...

6 - Nunes Correia podia retirar-se e descansar, sendo substituido pelo maior arcaboiço de Laurentino Dias.

7 - Não me estão a levar a sério ? Mas isto não é o país do Futebol? Tudo o resto é secundário pois então!!!

7:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Desta vez o Ponto Verde teve uma ideia...
Desta vez o Ponto Verde decidiu presentear-nos com Lixo Blogosférico.

E eu a pensar que a Lixeira era um pouco + A-sul...

1:47 da tarde  
Blogger Unknown said...

Não sabia dessa de tirarem areia da Costa para o cais de recreio do Parque das Nações! é escandaloso! querem lixar a nossa Costa da Caparica!

11:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home