terça-feira, outubro 03, 2006

O COMBOIO DE PRAIA

Com décadas de idade, o comboio turístico de praia continua a ser um dos marcos da Costa. Ligando o centro da cidade às praias a sul até à Fonte da Telha, apresenta um elevado valor turístico e afirma-se como um óptimo modo de transporte: relativamente limpo, seguro, rápido e eficaz.

Contudo, é inverosímil como um equipamento destes não é actualizado ou renovado há anos a fio! As composições, linhas, bilheteiras e tudo o resto são obsoletos, não se reflectindo este facto no preço - 4€ !! O que poderia ser uma forma de afastar os carros dos lotadíssimos parques de estacionamento das praias a Sul, é afinal um esquema para sacar dinheiro ao turista e ao viajante. Forma alternativa de transporte não é, pois tem horários demasiado espaçados e rígidos, assim como uma capacidade bastante inferior à procura.

O inenarrável Polis prevê a alteração da estrutura do comboio de praia com a duplicação da linha - para permitir dois comboios em circulação ao mesmo tempo - e uma modernização das carruagens. A isto terá que se associar uma diminuição do preço, ganhando em escala o que se perde por passageiro singular. A solução para o caótico trânsito em direcção às praias terá que ser resolvido em grande parte por este comboio e/ou por formas alternativas de transporte, nunca com mais estradas. Não é possível ter mais carros!

São as soluções "inteligentes" das Câmaras Municipais, neste caso a de Almada, onde todos os problemas se resolvem com betão e alcatrão. Que se aposta a sério no que existe, num comboio de praia de qualidade, ao serviço dos caparicanos.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

So agora tive conhecimento deste blog, e um bem haja a este Caparicano, talvez de gema...

Concordo também que se aposte a sério no que existe, num comboio de praia de qualidade, ao serviço dos caparicanos, de Portugal, e não só..!!!

2:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De boas intenções está o inferno cheio!! Espero bem que não seja mesmo assim, de forma a que as boas ideias sejam, efectivamente, postas em prática e não seja uma continuação do que se passa MST.

Para que o problema do trânsito melhore, é também urgente prolongar o MST até à Costa e construir a ligação ao comboio de praia.

3:53 da tarde  
Blogger Caparicano said...

O MST, tal como o Polis, são projectos a muito longo prazo na Costa de Caparica. Temos uma localização geográfica difícil, prevendo difícil um traçado do MST até à Costa. Esperemos que se encontrem soluções viáveis e ambientalmente responsáveis, em tempo útil!

Não sou caparicano de gema, mas já vivo aqui há alguns anos e tornei-me caparicano de coração.

Para sugestões ou colaboração no blog, enviem email para caparicafuturista@hotmail.com

1:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O comboio de praia é uma tradição na Costa de Caparica. Eu Sou de Lisboa e adoro estas espectacolares praias, e sempre que vou, é um verdadeiro prazer apanhar o comboio e fazer todo o percurso. Seria uma alegria para todos andar este verão2008!

7:49 da tarde  
Blogger Ana Marques said...

Tal como o caparicano eu também não sou de gema mas de coração. E o que acho é que outros valores se levantam quanto ao desenvolvimento da Costa. Os interesses politicos pretendem uma Almada turistica (sem potencial, hoteis em Almada para quê? Lisboa está perto de mais, quer queiramos quer não, e a nossa Costa de Caparica que tem tudo para o ser, é votada ao abandono. Cidade por necessidade, deixa muito a desejar, já que lhe falta imenso para poder ser autónoma. Uma biblioteca, uma sala de espectaculos, uma escola secundária, um pavilhão gimnodesportivo com todas as condições, incluindo uma piscina coberta para que os alunos desta freguesia possam usufruir, e os proprios moradores possam permanecer na Costa.
Agora, com todas as dificuldades de mobilidade que Almada tem, todos nós evitamos num todo ir para lá. Eu já abdiquei de Almada, em quase tudo o que a Costa supre e gostaria imenso de o fazer na totalidade. Porque é que a Costa não tem a sua Conservatória do Registo Predial? Porque é que o saudoso "Onda Parque" nunca foi licenciado? se o Algarve está repleto deles? e mais. existe uma hipotese a curto prazo de ser construído uma parque temático exactamente no mesmo oocal com acesso privado da Aldeia dos Capuchos.

10:21 da tarde  
Anonymous Patricia said...

Olá, alguém me sabe dizer onde apanhar o comboio e onde ver os horários e preços actuais? Obrigada!

1:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home