terça-feira, setembro 19, 2006

ONDAPARQUE INTERMINAVELMENTE AO ABANDONO



Degradado, abandonado, imundo e feio. É assim este outrora Parque Aquático, actualmente transformado em pasto para cabras, pista e rampa de bicicletas todo o terreno e cenário de guerra para paintball. Há quem fale em local de abandono de carros roubados e prostituição, embora a informação careça de fundamento. Como se não bastassem as barracas nas Terras da Costa, aqui está outro postal para oferecer aos turistas - o cenário de um equipamento de lazer desactivado, o qual nunca deveria ter funcionado sem reunir condições mínimas de qualidade e segurança (o motivo do seu encerramento).

Vamos aos factos. A propriedade é privada e o dono, talvez à espera das mais valias geradas pela vizinha e sumptuosa Aldeia dos Capuchos, mantém o terreno expectante e não aceita vender ou alterar minimamente a situação. Prevista no PDM de Almada como área destinada a equipamentos de lazer, não se antevê a curto-médio prazo solução para este espaço localizado na Quinta de Brielas, freguesia do Monte da Caparica. É fundamental a reconversão deste espaço em consonância com uma lógica de sustentabilidade que deve marcar o futuro da cidade. De que vale termos palmeiras, flores e relva na principal entrada da cidade, se ao mesmo tempo coexistem um bairro da lata e um parque aquático desactivado. Uma coisa é certa, quem nos governa preocupa-se de menos com a Costa de Caparica.


O interesse público está consagrado na Constituição portuguesa e nenhum privado deve prejudicar com a sua acção ou inacção o interesse de todos nós. Neste caso, a imagem da Costa é severamente prejudicada pelo Ondaparque, acrescendo o facto de a dita "Quinta" se encontrar sem vedação e à mercê de quem ali queira entrar. Tudo fica na mesma, ninguém faz nada. O Polis não avança, o Bairro do Campo da Bola continua de pé, a edificação clandestina nas Terras da Costa aumenta, os restaurantes e bares nas dunas mantêm-se, o trânsito continua caótico, o mercado é o mesmo, a feira dos ciganos/paquistaneses não sai dali, a praia desaparece...

Os problemas são sempre os mesmos, vão-se agravando e ninguém mexe uma palha para os resolver. O Costa Polis revelou-se um fiasco e motivo de chacota pelo país inteiro, enquanto os restantes Polis estão concluídos ou em vias de conclusão. A Câmara de Almada deixa esta cidade à beira-mar plantada votada ao abandono. A Junta de Freguesia tem reduzida margem de manobra. Os interesses privados são mais que muitos. Tudo isto entronca numa realidade da qual o Ondaparque é exemplificativo.

Desde 1996 que está desactivado. 10 anos se passaram e nada mudou.

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Uma vergonha aquele Onda Parque - um local tão agradável para a Costa de Caparica, e agora entregue à desgraça! Como é que é possivel, não haver ninguem, incluindo a CMAlmada que não tome conta daquilo? Para quem entra na Cidade da Costa de Caparica, fica espantado com aquela obra

2:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E verdade e muito triste o Ondaparque estar assim ao abandono.
Era lindo ver ao entar na Costa da Caparica ,o brilho daquelas pistas e a multidao de pessoas em busca de divertimento,agora quase que da pena ,ate nojo...e triste.
Bons momentos passei neste parque aquatico ,fico triste por ver o seu estado actual.

12:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É uma ponte de partida para uma caminhada prodigioso até Trafaria.Pouco a pouco a natureza está a recuperar este espaço verde. Espero que não vai acabar com mais obras em betão um belga que gosto de Costa da Caparica

7:38 da manhã  
Blogger Unknown said...

Acreditem numa coisa ..... Tudo na vida é uma questão de núneros

10:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Akilo parace um cenário de um film pós apocaliptico, uma pena. Epá k venha uma multinacional chinesa ou espanhola para tomar conta dalilo, já k os portugueses n sabem.

11:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

QUANDO TINHA 17 ANOS TRABALHEI LA 2 VERÕES ATÉ QUE VEIO AS MORTES NOS PARQUES AQUATICOS E AS PESSOAS COMEÇARAM A POR EM QUESTÃO AS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA, ESSA COISA DE DIZER QUE O PARQUE ENCERROU POR FALTA DE CONDIÇÕES É PURA DESCULPA AQUELE PARQUE FECHOU POR UMA MÁ GERENCIA, E MUITA GENTE A POR DINHEIRO AO BOLSO, NUNCA AQUELE PARQUE TEVE ACIDENTES DE MAIOR TODAS AS PESSOAS QUE SE MAGOARAM FORAM BEM SOCORRIDAS PELOS ENFERMEIROS DE SERVIÇO PERMANENTE NAQUELE PARQUE E TODA A GENTE FOI ASSISTIDA PELA COMPANHIA DE SEGUROS CASO TIVESSE SIDO NECESSARIO. QUANTO AO PROPRIETARIO NÃO QUER VENDER E TAL E COISA DEESCULPEM BALELAS A CAMARA DE ALMADA É QUE NÃO VÊ COMO HA-DE TIRAR UNS DINHEIROS DE LÁ PORQUE MEUS AMIGOS É UMA QUESTÃO DE NUMEROS PORQUE NO SENTIDO CONTRARIO AO ONDA PARQUE EXISTIA A ANTIGA QUINTA DA ALDEIA AGORA TRANSFORMADA NA ALDEIA DOS CAPUCHOS E FOI UMA QUESTÃO DE NUMEROS PORQUE A 200M DA ALDEIA DOS CAPUCHOS EXISTE UMA ALDEIA COM CASAS A MAIS DE 30 ANOS QUE A CAMARA NUNCA SE PREOCUPOU EM URBANIZAR PORQUE DIZ A CAMARA QUE É ZONA VERDE QUE FICA A 500M DA FALESIA COMO TAL NÃO SE PODE URBANIZAR MAS PODE DAR URBAVBNIZAÇÃO PARA A ALDEIA DOS CAPUCHOS QUE FICA A 200M DA FAlESIA COMO TAL ISTO TEM TUDO A VER COM DINHEIRO PURA HIPOCRISIA

1:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu tambem trabalhei no onda parque e da muita pena ver o estado como ficou.
Posso garantir que entravam pessoas sem pagar (conecidos de trabalhadores) e nao eram poucos.
Acidentes sinceramente so vi um e a pessoa foi socorrida de imediato.
Este parque tinha tudo para dar lucro, estava sempre cheio, tinha de tudo para gastares dinheiro, assim claramente.
Talvez tenha sido ma gerencia, e eu conhecia muito bem a gerente.
So o concerto do Pedro Abrunhosa deu para ganhar um bom dinheiro.
Sinceramente agora da muita pena ver o aspecto que da a Costa da Caparica precisamente esta na entrada da cidade.
A quem de direito por favor facam algo, limpem e deixem que a natureza tome conta de reconstruir o que ja havia antes do parque.

12:12 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não haverá algem que consiga investir no onda parque para traze-lo de novo ao que era?

5:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tenho 44 anos e muito me diverti neste parque fiz grandes amizades com pessoas vindo de muito lado e com os funcionários foram poucos anos que isto teve aberto mas bons. hoje gostaria de levar os meus filhos e filhos dos meus amigos.
Fico mesmo triste de ver a entrada do turismo toda degradada, é esta a imagem da nossa cidade, nosso Portugal, como é que vamos para a frente, gostava de hoje ter a imagem de à uns anos atrás, vamos todos fazer por um futuro melhor, e fazer renascer o ondaparque.

1:22 da tarde  
Blogger Unknown said...

ola pertenço a um grupo que tem como objectivo querer a restauraçao de um dos maiores icones dos anos 80 e 90 o parque aquatico Ondaparque que divertiu e levava familias inteiras e amigos a escorregar e a brincar na costa de caparica estando agora num estado de abandono a mais de 18 anos e gostaria de os convidar a fazer parte deste grupo e ajuda a divulgar... obrigado https://www.facebook.com/groups/129712037112131/ https://www.facebook.com/OndaparquePortugal?fref=ts

5:40 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home