quinta-feira, setembro 21, 2006

VOLTA "PSEUDO" GASTRONÓMICA DA COSTA DE CAPARICA




A Volta Gastronómica da Costa de Caparica, evento englobado na Semana da Mobilidade e com a colaboração da Junta de Freguesia e restaurantes aderentes (mais de 30 de acordo com a organização), antevia-se uma boa ideia e insere-se na lógica do concurso das caldeiradas, atraíndo visitantes numa altura em que eles começam a escassear - fruto da gritante sazonalidade turística que se assiste na Costa.

Hoje tentei auscultar esta volta e procurar nos restaurantes aderentes as propaladas iguarias caparicanas trazidas aos menús com esta Volta. O que encontrei ? Nada ! Absolutamente nada, não existiram quaisquer novidades em relação a um outro dia qualquer. Tendo perguntado a um empregado de um dos mais afamados restaurantes do Centro da Costa quais os pratos introduzidos no menu, este afirmou-me "Está tudo praticamente na mesma..".

Esta reacção é paradigmática e, decerto, traduz o insucesso desta Volta Gastronómica e de toda a semana da mobilidade em geral - propaganda e folclore q.b., sensibilização para as questões da mobilidade nulas. Muitas ideias, pouca acção.

E amanhã teremos o Dia Europeu sem Carros, mais uma acção de fachada onde se irão cortar ao trânsito automóvel 4 ruas e uma praça, utilizadas exclusivamente por algumas dezenas de moradores locais e que em nada irá interferir com o trânsito normal na Costa de Caparica. Acresce ainda o facto do pavimento destas vias ser em paralelipípedo, com reduzidas condições de circulação para transportes alternativos.



Circo para o povo, já que o pão pelos vistos foi inventado. Volta Gastronómica fantasma, Semana da Mobilidade circense.

3 Comments:

Blogger Ponto Verde said...

As comezáinas e a mobilidade...vá-se lá saber porquê este dois em um.

5:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As ruas da Costa são um autentico caos....em todos os sentidos! Tudo esburacado, nada se faz, nem se tenta fazer!!!
Se chove, ficamos metidos num autentico pantano, pois as sargetas, ou nunca foram limpas, ou se foram, ja não o são há muito tempo.Não deve ser do meu tempo...
Às entidades competentes: abram os olhos e façam alguma coisa pela nossa Costa de Caparica!!!!

2:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Passei um mês na Costa da Caparica, e não presenciei esse caos que falam os senhores, pelo contrário, desfrutei de muita tranqüilidade, restaurantes razoáveis para uma estação praieira, e pretendo voltar um dia se Deus quiser!

Yone
Recife - Brasil

6:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home