quinta-feira, agosto 10, 2006

INTERNACIONALIZAÇÃO DA COSTA DE CAPARICA




Quem como eu este Verão circulou diariamente pela Costa, decerto se apercebeu de um invulgar número de turistas estrangeiros por estas paragens. O ano passado houve já um ensaio, com os milhares de jovens alemães que ficaram num acampamento dos escuteiros em São João da Caparica, mas este ano as coisas têm sido diferentes.

Conhecendo várias pessoas que estiveram hospedadas nos hotéis e pensões da cidade, todas me confirmaram o mesmo: a maioria dos hóspedes são este ano estrangeiros. Apesar da óbvia sazonalidade, até no Inverno/Primavera se assistiu a este facto, por exemplo com a vinda de milhares de turistas séniores austríacos no âmbito do acordo com a Segurança Social deste país.

Outro dado importante é o facto de existirem inúmeros automóveis com matrículas espanholas e francesas por estes dias na Costa. Além dos turistas, um grande número de emigrantes aproveita as nossas praias para aqui passar as suas férias. Ah, e é ainda perceptível que várias excursões têm incluído a Costa de Caparica nos seus roteiros, vindo estes turistas de toda a parte da Europa !


De facto, não sei se tudo isto ocorreu de forma espontânea, ou se foi induzido por alguma política concelhia ou estratégia de marketing do estabelecimentos hoteleiros da cidade. A verdade é que estamos de parabéns, pois a Costa merece figurar no mapa dos principais destinos turísticos de Lisboa, e até do país.

É uma grande oportunidade para a Costa de Caparica. O potencial como se sabe é imenso, mas esta vaga só terá sentido se houver visão e estratégia para se rentabilizar um tipo de turista regra geral com elevado poder de compra e altos padrões de qualidade.

Torna-se urgente corrigir o problema da falta de acessibilidade às praias a Sul da cidade. Todos estes turistas ficam pelas praias urbanas, as quais têm péssimas condições e pouca ou nenhuma areia. Acresce ainda a falta de espaços verdes e de equipamentos de apoio aos turistas. Alguém por acaso sabe onde fica o Turismo da Costa ? E se sim, já alguém viu sinalização a indicar a sua existência ?


Tudo isto tem sido colmatado pela beleza natural da nossa freguesia, alguma animação nocturna, boa restauração e um sector terciário de relativa qualidade. E claro, as melhores praias de Lisboa. Precisamos de mais turistas, e menos visitantes. Mais qualidade, e menos massificação. Por aqui passa o futuro..

5 Comments:

Blogger Ponto Verde said...

Esperemos que o Polis melhore e resolva, se bem que decisões como mudar os Parques de Campismo Residencial para zona protegida não me pareça solução, tal como bairros sociais junto à praia em zona de Mata , ambos resultam de posse abusiva de um terreno e de uma paisagem que é de todos e uma mais valia para a Costa, para a Região e para o País .

Mas estas autarquias da Margem Sul saberão do que se fala quando se fala em Turismo? Não me parece e ficam sérias duvidas que a coisa se endireite.

4:11 da tarde  
Blogger nunocavaco said...

Aliás para o Ponto Verde as autarquias da margem sul não percebem de nada.

9:51 da manhã  
Blogger Ponto Verde said...

O NUno está enganado, por acaso acho que percebem bastante de corrupção, de tráfico de influências, de financiamentos partidários por via das autarquias ... percebem também de negociatas básicas do tipo mafioso, género, tu compras este terreno onde agora não se pode construir, depois nós na Câmara damos um jeito e podes lá plantar uma urbanização que depois renderá uma maquia assinalável... ou as negociatas que sustentam as instalações de grandes superficies por toda a Margem Sul... Ah percebem de tudo isto...óooo se percebem...

Percebem de leasings tipo a empresa A constói para a Câmara uns Paços do Concelho ou umas oficinas novas, a Câmara faz um brilharete em vésperas de eleições, só que as tais infraestruturas são para ir pagando..... pelas próximas gerações...

Também percebem de propaganda, de falta de democraticidade, de gestão da mentira e das ameaças...

Agora de urbanismo, honestidade, democraticidade, planeamento...arquitectura....tem toda a razão, é que não percebem mesmo nada...ou não interessa!!!

6:45 da tarde  
Blogger nunocavaco said...

Está a ver, eu gostava que fosse assumisse o nome e fizesse essas acusações maldosas e falsas na cara das pessoas. Assim é cobardia e quem não assume o que diz ...

Deixe lá, também percebemos ao que você anda.

7:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Atenção que este Cavaco é autarca eleito CDU pelo concelho da Moita, as suas intervenções de inocente não têm nada.

11:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home